sábado, 9 de agosto de 2014

Os Gatos e as civilizações

Quer ouvir uma música?
História de uma gata by Vanessa da Mata on Grooveshark

Alguns estudiosos acreditam ( confesso que eu também), 
que o Gato é o animal que mais convive em paralelo com os dois mundos, 
e que ninguém escolhe o Gato que vai ter e sim o Gato é quem escolhe o seu dono, cumprindo assim, sua missão de ajuda para aquela pessoa.
Em algumas crenças se acredita que o Gato tem origem de um Planeta onde a aparência felina e o comportamento dominante impera, não no sentido de força, mas no sentido de inteligência e espiritualidade.

O Gato é um animal que assumiu muitos significados em diversas civilizações, são histórias muito complexas, vou contar aqui de uma maneira bem resumida algumas delas...

A Deusa Bastet - Egito
A mulher com a cabeça de uma Gata ou uma Gata em um corpo de mulher? 
Bastet representava e simbolizava os poderes do sol, protegia os Gatos, crianças, e lares. Mas como toda felina era associada à Lua e a magia da luz lunar que influenciava a fertilidade, sendo assim, acreditava que ela protegia as mulheres durante a gravides, na hora do parto, em doenças e contra os maus espíritos.

O Gato na Arca de Noé
Os Hebreus acreditavam que os Gatos foram criados por Deus depois que Noé ficou preocupado com a proliferação de ratos em sua Arca, aonde vinham 
se procriando excessivamente. Noé então teria implorado a Deus para que Ele providenciasse uma solução rápida, 
Deus então fez com que o leão da Arca de Noé espirrasse, 
e que através do espirro desse felino surgissem os Gatos.

A Deusa Fréya - Mitologia Nórdica
O Gato era o animal  favorito da Deusa Fréya. Considerada a deusa do sexo, da fertilidade, do amor, da beleza e da atração, ela sempre vem representa em figuras como uma mulher atraente de olhos claros de estatura baixa, que viaja "pelos céus" com uma carruagem puxada por dois Gatos, que representam as qualidades da deusa: fecundidade e ferocidade. Na Finlândia ( um dos países nórdicos) havia uma crença de que as almas dos mortos eram levadas de trenó "ao além" guiado por Gatos.
No século XV surgiram os cultos pagãos como o da Deusa Fréya. Era costume realizar ocasiões solenes para honrar os deuses, mas quando o cristianismo chegou, todas as divindades pagãs foram declaradas demônios e bruxas, como os Gatos eram animais sagrados para Fréya, eles também foram perseguidos por acreditarem que tinham qualidades demoníacas. Infelizmente milhares de pessoas e animais INOCENTES foram torturados e mortos na época. Com o passar do tempo a perseguição foi acabando e o reconhecimento dos Gatos para o controle da proliferação dos roedores foi reconhecido.


Felizmente, nos dias de hoje toda essa aversão ao Gato que se estende desde a idade média, vem sendo superada dia a dia, mas ainda é possível ouvir pessoas repetindo que: "Gatos são interesseiros, eles só querem saber de comida" OU "Gatos amam a casa e não o dono".
Aqueles que convivem com os Gatos sabem que isso não é verdade, são animais extremamente amorosos, carinhosos, e muito agradáveis!
Estudos científicos indicam que existe uma redução de 30% de infarto nas pessoas que tem gatos, provavelmente isso vem do fato desse animal nos passar tanto amor!!