quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Conhecendo melhor o seu Gato

Quer ouvir uma música?                     
Transição by O Teatro Mágico on GroovesharkUma das músicas mais lindas e desafiadoras!! "Desperta em nós nova aurora ao coração, me ensina a perder... medo!



Antes de começar quero ressaltar o que venho dizendo em posts anteriores, que o gato é um animal com características independente!
Nunca tente educar seu gato como se educa um cão!

Você adotou um gatinho de uma ONG, ou adquiriu um exemplar de raça de um criador consciente e responsável... E de repente ele deixa de ser um filhote brincalhão que aceita "quase tudo" inclusive os nossos apertões de amor. Pois é... ele está crescendo e você começa a achar que seu comportamento mudou, principalmente quando estão na fase de transição.
Na verdade os gatos têm o seu temperamento definido já no momento em que nascem, eu costumo dizer que a carinha deles revela muitas coisas, quase tudo, basta olharmos com atenção e observar algumas expressões e atitudes já expressadas quando bem filhotinhos! 
Vamos observar a nossa amiguinha ai na foto.

Esta é a gatinha Abnara
foto tirada quando foi adotada em novembro de 2013

Abnara seis meses depois, 
foto tirada em maio de 2014
 Perceberam que sua característica dominante, é claramente percebida nas fotos desde bem filhotinha?
 É disso que estou falando.. tentar identificar melhor o seu gato. Eles nos dizem muitas coisas em um único olhar..."As vezes um único olhar, basta". 
Aliás as fotos costumam revelar muitas coisas!

Alguns gatos podem mudar de comportamento 
após o primeiro cio? 

Alguns gatos podem apresentar alguma mudança no comportamento após o primeiro cio, eles estão indo para a 'puberdade', 'adolescentes', e às vezes não é muito 
fácil entender a cabeça de um adolescente, néh! 
  Os hormônios estão sofrendo alterações, uma transição, é como se eles estivessem definindo de uma vez por todas o seu comportamento, ou sendo muito mais incisivo em suas decisões e atitudes "isso eu gosto", "isso eu não gosto mais”, mas na verdade isso sempre ocorreu de uma forma mais leve, digamos assim, a diferença é que seu gato era pequeno, e pra você um pouco menos dolorido porque suas patinhas e seus dentinhos eram menores, e suas unhas mais finas, as brincadeiras sempre foram as mesmas, 
você é que não percebeu...

Respeite o Seu Momento

Se o seu gato não quiser mais carinho ou aqueles apertões que a gente adora dar neles, com certeza ele vai tentar fugir do seu colo e se você insistir, vai levar um belo de um tapão! Ai você fica pensando... Ahh mais meu gato não gosta mais de mim? Ahh mais meu gato está ficando agressivo! Claro que gosta, ele te ama! Só não quer ser perturbado naquele momento ou daquela maneira. 
Ciúmes

O comportamento do seu gato poderá mudar por ciúmes, neste caso é sempre bom prestar atenção na divisão do carinho, porque além de ficar um pouco agressivo, estressado, arredio, ele poderá fazer coisas pra chamar sua atenção, como: Urinar ou evacuar em lugar errado, miar miar e miar, comer muito ou comer pouco, queda de pelos, subir em lugares antes nunca explorados ou que ele sabe que é proibido, ficar isolado.  
Não se esqueça de dividir seu carinho e sua atenção igualmente!
 Por serem animais independentes, os sintomas pode passar despercebido pelo dono, é sempre muito bom ficar de olho no seu gato e conhecer bem suas características e rotinas diárias.
Brincando sempre 

A falta do que fazer, ter uma vida bem monótona, sem brincadeiras, faz com que eles acumulem muita energia, mas uma hora isso tudo vai explodir no sentido negativo.
Quando são mais de um gato na casa normalmente eles costumam brincar entre eles, um pula pula daqui e dali, um quer fuçar mais que o outro, correm pela casa e é uma festa todo dia... EeeEeeEeeebaAaaAA
Mas quando o gato é o único da casa ele normalmente é mais quietinho, então ele vai precisar encontrar alguns meios para gastar sua energia, ainda mais quando fica em casa sozinho enquanto seus donos estão fora, trabalhando. 
Brincar com seu animal seja ele qual for ( gatos, cães, tartarugas, pássaros...) é sempre muito gostoso tanto pra eles quanto pra nós, principalmente após um dia de trabalho estressante, isso com certeza vai fazer muito bem, 
tanto pra você quanto para o seu animal!!  


Curiosidades: Sabe a nossa personagem de hoje, aquela gatinha lá em cima? O nome dela "Abnara" é um nome feminino de origem grega, seu ponto positivo é: liderança, iniciativa, coragem e independência.