quinta-feira, 18 de setembro de 2014

O Gato Siamês

Quer ouvir uma música?     
Domino by Jesse J on Grooveshark

                                                    Fontes/Textos: 
Wikipédia.org e www.tudodogato.com

A origem do gato Siamês não é muito clara, mas é certo que tenha surgido no sudeste da Ásia. Acredita-se que esses gatos, que eram considerados sagrados, eram guardados e amados pelo rei do Sião
( hoje,Tailândia). 
Nos anos seguintes, mais alguns exemplares adultos, além de alguns filhotes foram importados pela Inglaterra e foi a partir dessa pequena quantidade de gatos que a raça Siamesa evoluiu para a forma como a conhecemos atualmente.
O interesse pela raça Siamesa cresceu rapidamente e sua fama logo se espalhou pela América, onde ela foi recebida com grande entusiasmo.
Americanos aficionados por gatos não pouparam recursos para importar exemplares desses gatos tão lindos. Desde então, a raça Siamesa passou a ser criada na América.Como o padrão estabelecido para a raça não fazia nenhuma menção à estrutura dos exemplares, a partir da década de 50, criadores interessados em obter melhores resultados em exposições começaram a promover cruzamentos de forma a refinar a aparência dos exemplares até chegarem ao Siamês que conhecemos atualmente, de corpo magro e orelhas grande. Alguns criadores que desejavam preservar a aparência do Siamês tradicional pararam de exibi-los em exposições.
Os Siameses E As Civilizações Antigas

Muitos anos atrás, no Sião, os Siameses eram gatos reservados apenas ao rei e à família real. Quando alguém da realeza morria, um Siamês da casa era selecionado para capturar e abrigar a alma do falecido, então passava a viver uma vida de luxo, se alimentando das melhores iguarias em pratos de ouro e dormindo em almofadas feitas da seda mais suave. Esses luxos eram proporcionados pela família do falecido, a fim de obterem boa sorte e bênçãos. Quando era o próprio rei quem morria, o Siamês escolhido participava da coroação do novo rei, assim o falecido poderia estar presente nas festividades.

Buda E Os Siameses
Há muitos anos, o Sião entrou em guerra para defender seu reino e todos os homens foram enviados para as batalhas. O cálice de ouro de Buda foi deixado desprotegido. Dois Siameses foram escolhidos para protegerem o cálice no templo sagrado, o macho chamava-se Tein e a fêmea, Chula. 
Tudo ia bem, até que Tein se tornou inquieto e partiu, depois de ter cruzado com Chula. A pobre Chula, agora esperando filhotes, nunca tirava seus olhos do cálice sagrado. Como proteção contra o sono, Chula nervosamente envolveu sua longa cauda em torno da haste da taça, para evitar ladrões. Quando os filhotes nasceram, eles tinham as qualidades que Chula desenvolveu como guardiã valente do cálice sagrado: os olhos estrábicos e a cauda quebrada 
( uma das lendas da cauda quebrada). 
Mas, uma outra lenda existe sobre a cauda quebrada do Siamês: Uma princesa da Casa Real do Sião usava a cauda de seu gato para colocar seu anel enquanto tomava banho. O gato, não querendo perder o anel, gentilmente desenvolveu uma cauda retorcida para proteger o objeto especial para "sua" princesa.

Temperamento e Comportamento
Eles são gatos muito inteligentes, afetuosos e com muita personalidade. Amam, odeiam e brigam apaixonadamente. Geralmente, o Siamês escolhe o seu humano favorito entre os membros da família, é extremamente apegado a ele e costuma protegê-lo.
Os Siameses são bastante ciumentos, não gostam muito de dividir a atenção de seu humano com outros gatos, mas acaba tolerando novos membros felinos na família. Uma característica muito comum do Siamês é a capacidade de se comunicarem através de miados e sons. Siameses, além de miarem alto, miam muito! Costumam responder com miados quando falamos com eles, são "conversadores" e "fofoqueiros". 
O Siamês? 
Fala Muito, Fala Muito, Fala Muito!!

Click Aqui e...

#AdoteUmGatinho